O Observador

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

I Workshop de Tecnologia










Inscreva-se em http://www.facinter.br/fichadeinscricao/CONGRESSO_R1/fichainscricao.php?CONGRESSO=5

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

EaD Funciona


Número de alunos da educação a distância aumentou em relação ao ensino presencial

Publicado por Redacao on Aug 19th, 2010

A redução dos preços nas mensalidades contribui para o crescimento da educação a distância no Brasil. A informação é do professor-doutor João Vianney do Valle Santos, da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), durante conferência, nesta quinta-feira (19), no Congresso Brasileiro de Educação Corporativa, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA).
“A educação a distância (EaD) no país cresceu aceleradamente nos últimos anos”, observa o professor. Só em 2003, o aumento de alunos no EaD foi de 22,6%, enquanto o número de matriculados no ensino presencial alcançou apenas 11,7%. Em 2008, esse número subiu para 96,9%, enquanto no presencial, baixou para 4,1%.
Conforme João Vianney, pesquisa realizada entre seis universidades brasileiras demonstra que a menor redução de preço na EaD em relação à presencial chegou a 35,5%; a maior alcançou 74,7%. Também são maiores os percentuais de matriculados na EaD mais velhos, de pele escura, com dois ou mais filhos, que ajudam e trabalham para sustentar a família e que são arrimos de família.
O professor enfatiza que a visão da educação a distância é ensinar mais pessoas, trabalhando mais conteúdo e menos recursos materiais e humanos, de forma a aumentar a produtividade. “No processo, você faz em menos tempo e qualifica mais pessoas, garantindo o aumento de produtividade. Não interessa o meio, interessa a seriedade do processo”, acrescentou.
João Vianney do Valle destaca que fazer diferente é uma estratégia da educação a distância, e o Judiciário Brasileiro tem investido nessa ferramenta, voltada para os valores de futuro, de transformação. Segundo ele, os setores público e privado estão altamente envolvidos nesse processo, mas as instituições de Ensino Superior privadas ainda estão em fase de observação pelo MEC.
O congresso, que será encerrado nesta sexta-feira (20), às 17h, reúne magistrados e servidores das justiças Federal, Estadual, Eleitoral, Trabalhista e Militar de vários estados do país. No último dia do evento a programação começa às 9h30. Serão apresentados os temas educação corporativa e responsabilidade social e ambiental, inteligência coletiva, educação corporativa e gestão estratégica no Judiciário e comunicação e educação corporativa. O congresso é uma realização o Fórum Brasileiro de Educação Corporativa do Judiciário (Fecjus), em parceria com o TRT-MA

http://oquartopoder.com/?p=11698

colaboração: pró-diretoria EaD