O Observador

Pesquisar este blog

sábado, 8 de maio de 2010

Qual sua profissão?!!

Profissão Mãe.

Uma mulher chamada Ana foi renovar sua carteira de motorista.
Pediram-lhe para informar qual era sua profissão.
Ela hesitou, sem saber como se classificar.

"O que eu pergunto é se tem algum trabalho", insistiu o funcionário.
"Claro que tenho um trabalho" exclamou Ana. "Sou mãe!"

"Nós não consideramos mãe um trabalho. Vou colocar dona de casa", disse o funcionário friamente.

Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que me encontrei em situação idêntica. A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona de um título sonante.

"Qual é a sua ocupação?" perguntou.
Não sei o que me fez dizer isto. As palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora: "Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas."

A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar pra o ar, e olhou-me como quem diz que não ouviu bem.
Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.

Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.

"Posso perguntar" disse-me ela com novo interesse "o que faz exatamente?"

Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder: "Desenvolvo um programa de longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa).
Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas meninas).
Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?).
O grau de exigência é a nível de 14 horas por dia (para não dizer 24)"

Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária, que acabou de preencher o formulário, se levantou, e pessoalmente abriu-me a porta.

Quando cheguei em casa, com o título da minha carreira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 4.

Do andar de cima, pude ouvir meu novo experimento - um bebê de seis meses - testando uma nova tonalidade de voz.
Senti-me triunfante!

Maternidade... que carreira gloriosa!

Assim, as avós deviam ser chamadas Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas, as bisavós Doutora-Executiva-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas e as tias Doutora-Assistente.

Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas, companheiras, Doutoras na Arte de Fazer a Vida Melhor!

Autor desconhecido.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Evento em 13 de maio 2010 - "Gestão Pública: A aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente nas escolas do município."




Os alunos do Curso de Gestão Pública, Nivaldo e Rufino irão realizar uma atividade muito legal no dia 13/05/2010.
Será realizada uma palestra às 17:00h aqui em nosso pólo, no Centro Educacional maria Santíssima, Ipojuca-PE.
O palestrante será o Professor José Carlos Albuquerque Ferreira, Consultor, Graduado em História pela UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco e Pós-Graduado em História do Nordeste pela FUNESO, ex-Gerente Sócio-Pedadógico do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, Professor da Rede Estadual de Ensino e da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, Vice-Coordenador do CEDES - Centro de Estudos e Desenvolvimento Social de Ipojuca, Técnico da Secretaria de Assistência Social e Promoção Humana de Jaboatão dos Guararapes.

O tema será: "Gestão Pública: A aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente nas escolas do município."

Contamos com a presença de todos para prestigiar mais essa ação que busca aproximar a comunidade da instituição.

Nào Percam!

Nivaldo & Rufino
Parabéns pela iniciativa!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Os alunos do curso de processos gerenciais estão mobilizados para elaborar uma pesquisa que definirá o perfil dos jovens na região colocando em prática o que aprenderam em aula.

Com esses dados concretos em mãos os diversos cursos poderão fazer atividades linkando a educação a distância com metodologias criativas de aprendizagem presencial.

Para embasar a pesquisa, foram escolhidos os livros "QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?" e o "GERENTE MINUTO" como leitura norteadora, fico muito feliz em participar de um pólo tão ativo.

Este Blog terá essa função, compartilhar conhecimentos, por isso, abaixo segue o link dos e-books que podem ser baixados.

Outros alunos fiquem a vontade para compartilhar conhecimentos, afinal juntos somos mais fortes e conhecimento nunca é demais.

Quem mexeu no meu queijo?



http://acasadoebook.blogspot.com/2009/04/download-quem-mexeu-no-meu-queijo.html

O Gerente Minuto



http://dc123.4shared.com/download/95032576/51cdf5bb/Livro_-_Gerente_Minuto.pdf?tsid=20100

*Basta copiar e colar o link em uma página de web e seguir as instruções.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Prezados Alunos,

Vamos tentar melhorar nossa relação, pautando-a na melhor comunicação, então, comecemos.
O MEC está buscando melhorar cada vez mais a educação a distância, dessa forma algumas ferramentas se tornam essenciais para que o aluno possa ter um melhor aproveitamento e nós do Grupo UNINTER buscamos essa melhoria de forma conjunta, para isso é essencial que cada um faça sua parte como já comentado, por exemplo, é essencial que você faça uso das ferramentas como UNICO, AVA, RadioWeb, CHAT, Fórum, Tutoria Central 0800 e eu tutor local.
O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é a melhor ferramenta que já vi desde que estudei, ela segrega diversas canais e formas de disponibilizar essas informações, tão pertinentes para o desenvolvimento do aluno de nossa instituição, sabemos que a tecnologia também falha, estamos sempre buscando melhorar esses canais e digo isso com fervor, pois conheci a instituição e observei como os mesmos estão empenhados na melhoria dos processos.
Suas dúvidas seriam sanadas se houvesse um melhor domínio de nossas ferramentas, a saber:
As datas para as provas estão disponíveis no AVA no link Cronograma Tecnologia 2009 - 2010 que fica no canto direito da página abaixo dos vídeos explicativos, ao clicar neste link irão aparecer vários outros links entre eles o calendário acadêmico o qual consta todas as informações gerais de todos os cursos e o CST 2010 de cada curso, onde consta todo nosso cronograma do curso como: provas, aulas, feriados, exames e afins, é IMPORTANTÍSSIMO que façam o download desses arquivos (cronograma e calendário acadêmico) e o acompanhe constantemente, nele consta o período de provas on line a ser realizadas aqui no pólo;
A única coisa que não deve ser observada neste cronograma é o período das atividades supervisionadas, tendo em vista que o processo mudou e existe um novo calendário disponibilizado no guia de conteúdos no link atividades supervisionadas.
Realmente, o melhor meio de comunicação entre a gente são os e-mails por isso peço que reserve sempre um tempo para abrir sua caixa de entrada para ver o que está acontecendo, tirando assim um melhor proveito do nosso ensino.
Acredito que juntos somos capazes de transpor todos os obstáculos, conto com você e conte comigo.
Salve este link em seus favoritos e leia-o sempre, estou usando-o para uma comunicação mais global.
Até breve!!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Avaliação On Line
































Prezados Alunos,

Estamos na semana das avaliações on line, como já foi falado é extremamente importante que acessem seus emails constantemente, se possível diariamente.

Tenho observado muitos casos de alunos que nem olham seu cronograma, confesso que isso me deixa triste, estou tão empolgado fazendo minha parte que acredito que o minimo que poderiam fazer é cada um fazer o seu trabalho, então todos cresceríamos.
Como é sabido participei do treinamento em Curitiba semana passada, agora como coordenador acadêmico tenho mais obrigação de cuidar de cada um dos meus "pupilos" mas não podemos confundir com a função de pai.
Estou aqui para ajudar sim, facilitar o processo, mas sozinho não conseguirei os resultados satisfatórios.
O evento foi muito bom, tivemos muitas informações, conhecemos a estrutura do Grupo UNINTER e confesso que fiquei boquiaberto, se havia alguma dúvida sobre a seriedade essas dúvidas foram totalmente sanadas frente a tantas observações in loco.
Devemos agradecer por ter uma instituição tão séria como esta aqui, pertinho da gente, possibilitando um crescimento profissional tão eficaz e sério.
Avaliem constantemente seus projetos, onde estamos? onde queremos chegar? vamos juntos transpor todos os obstáculos?
Continuo aguardando o Ok de cada um ao lerem o e-mail.
Vamos fazer uso das ferramentas tecnológicas da melhor forma possível.
Observem o e-mail enviado e marquem suas provas.