O Observador

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Os alunos do curso de processos gerenciais estão mobilizados para elaborar uma pesquisa que definirá o perfil dos jovens na região colocando em prática o que aprenderam em aula.

Com esses dados concretos em mãos os diversos cursos poderão fazer atividades linkando a educação a distância com metodologias criativas de aprendizagem presencial.

Para embasar a pesquisa, foram escolhidos os livros "QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?" e o "GERENTE MINUTO" como leitura norteadora, fico muito feliz em participar de um pólo tão ativo.

Este Blog terá essa função, compartilhar conhecimentos, por isso, abaixo segue o link dos e-books que podem ser baixados.

Outros alunos fiquem a vontade para compartilhar conhecimentos, afinal juntos somos mais fortes e conhecimento nunca é demais.

Quem mexeu no meu queijo?



http://acasadoebook.blogspot.com/2009/04/download-quem-mexeu-no-meu-queijo.html

O Gerente Minuto



http://dc123.4shared.com/download/95032576/51cdf5bb/Livro_-_Gerente_Minuto.pdf?tsid=20100

*Basta copiar e colar o link em uma página de web e seguir as instruções.

5 comentários:

Genilda Barros disse...

SÍNTESE

O livro é uma alegoria que retrata os objetivos que cada um de nós temos e as mudanças a que estamos sujeitos durante a busca destes objetivos.
Durante a leitura, o leitor pode observar que atitude cada personagem toma diante das adversidades da vida, tanto homens como ratos.
Na parábola proposta pela obra, os quatro personagens estão em busca de um mesmo objetivo: um posto repleto de queijo, ao encontrá-lo, todos ficam felizes e imaginam o que farão com tanto queijo, no entanto, os personagens esquecem de que, à medida que fazem uso do queijo, este vai acabando, consequência que seria inevitável; ao perceberem que o queijo terminou, cada um toma uma atitude diferente.
Da mesma maneira que cada um de nós, que também assumimos posturas diferentes diante de uma dificuldade e situações que passamos no dia a dia.
O livro passa, então,a mostrar o que cada personagem está disposto a fazer (ou a não fazer!) para conseguir mais queijo.
Queijo dentro da história é esse algo que desejamos, seja uma boa situação no trabalho, uma casa, uma família, dinheiro, etc. O labirinto simboliza o entorno onde nos movemos. Os distintos personagens da história representam as diferentes atitudes que podemos tomar. O queijo desapareceu por qualquer motivo que seja. Podemos fazer como os ratinhos, que sem se preocuparem tanto com o motivo do desaparecimento do queijo vão em busca de outro melhor.
Nos dias atuais, o que estamos fazendo para conseguir o queijo (trabalho, graduação...) que tanto almejamos?
De qual maneira estamos aceitando ou não, as situações que ocorrem no entorno onde nos movemos?
As nossas atitudes, falam mais que nossas palavras?

Genilda Barros
Processos Gerenciais, Uninter- Polo Ipojuca

Clarice disse...

GERENTE DE MINUTO

Compreendi que o gerente de minuto é de extrema importância para uma empresa. Ele é reconhecido e tem mérito pelo trabalho que executa, mostra ao funcionário o quanto ele está satisfeito com seu trabalho elogiando e demonstrando total apoio para o seu crescimento dentro da empresa.Também consiste em observar o funcionário quando o mesmo está fazendo algo errado, como mal desempenho em suas tarefas repreendendo com uma certa clareza sem desvalorizar o empregado .

como podemos mudar este conceito de alguns profissionais que não procuram melhorias para seu crescimento dentro de sua empresa ou até mesmo no mercado de trabalho?

Eliedja Alves disse...

Conforme discutimos na última aula, baseado na apresentação dos alunos sobre os livros: Quem mexeu no meu queijo? e Gerente Minuto, acredito que o autor descreveu exatamente o que vivemos hoje.

Nos dias atuais para nos diferenciarmos no mercado de trabalho, temos que ter percepção, criatividade, melhoria contínua, buscando sempre nos aperfeiçoar para sermos verdadeiros líderes. Líder não é aquele que todos temem, mas sim aqueles que todos respeitam.
Tenho um exemplo para contar pra vocês: Trabalhei numa empresa, onde devido a forma de administração do gerente, as pessoas começaram a trabalhar individualmente e disputar umas com as outras, criando um clima muito negativo dentro da empresa. Finalmente esse gerente foi demitido e o seu substituto fez a diferença!
Percebendo a situação em que se encontrava a empresa o seu primeiro passo foi fazer uma reunião com todos os colaboradores com o objetivo que eles adotassem a sua idéia e praticassem. O resultado foi o melhor possível. Harmonia entre as equipes, motivação e trabalho com eficácia ou seja, as tarefas foram desempenhadas com mais eficiência trazendo resultados positivos para a empresa.

Atenciosamente,

Eliedja Alves.

Carla Roberta disse...

Boa noite!;

O gerente minuto nos mostra através da história de um garoto que sai a procura de um gerente perfeito, ou seja, um gerente que sabia lidar com a maior preciosidade que uma empresa possui que são as pessoas que nela trabalham. Em sua busca por esse gerente perfeito ele teve que passar por vários locais onde encontrou gerentes com diferentes doutrinas e costumes, uns autocráticos outros bonzinhos, mas que no fundo não era aquilo que o rapaz estava procurando. Foi então que um dia o jovem garoto conseguiu chegar ao final de sua busca, ou melhor, finalmente ele encontrou, O Gerente Minuto. Um homem cuja gerência era baseada em três segredos que juntos formam um sistema de gerenciamento quase perfeito onde comandante e comandados sentiam-se plenamente satisfeitos por estarem trabalhando em uma companhia que prezava muito o lado humano das pessoas e fizesse que elas se sentissem alegres por fazerem parte daquela equipe.

Por planejarmos muito a nossa carreira de trabalho, sera que também planejamos ser um gerente ou administrador minuto para com as pessoas e empresa??

Você acha que só o gerente ou administrador é que pode ter essas qualidades ou um comandados também pode faer a diferencia?


Carla Roberta

Josilene disse...

Polo de Ipojuca

Quem Mexeu no meu queijo: O livro traz uma bela e divertida fábula mostrando que tudo na vida é mutável. O queijo representa o que desejamos, amor, felicidade, trabalho, dinheiro. O labirinto representa a vida real, com seu problemas e as saídas que criamos para suplantá-los.
Temos um bom exemplo a seguir no que diz respeito ao que lemos no livro GERENTE MINUTO, modelo de gestor, que se preocupa com as pessoas não deixando de adverti-lo no momento exato, estimulante, deixando quem está próximo muito a vontade para desempenhar um bom trabalho.
Deixo-vos uma pergunta com base nos livros em que li:
-Você perdeu o seu "queijo"?Ficou parado esperando ele voltar?Ou foi em busca de outro ainda melhor?

Josilene